domingo, 21 de abril de 2013
03/12/2012
De acordo com o dicionário Houaiss (1ª Edição
2001 - página 2267), portfolio é uma palavra originada do inglês criada sob o
influxo francês portfeuille do verbo
latino portare (portar, trazer, transportar)
+ folium (folhas). No século XX a forma inglesa consolidou-se no
português devido principalmente a influência norte-americana nas áreas de
comércio, finanças e publicidade. Conceituando a palavra portfolio ela
significa um conjunto ou coleção daquilo que está ou pode ser guardado num
portfolio (fotografias, gravuras, etc). Na Wikipédia relaciona-se o uso do
portfolio na educação, abordando que a utilização deste promove o
desenvolvimento reflexivo, estimula o enriquecimento conceitual através da
criatividade e originalidade. Na perspectiva de Jones e
Shelton, “Portfolios são documentos personalizados do percurso de
aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com
propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades,
disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo.
Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças,
pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita
a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a
aprendizagem visível
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário