domingo, 21 de abril de 2013

03/12/2012

De acordo com o dicionário Houaiss (1ª Edição 2001 - página 2267), portfolio é uma palavra originada do inglês criada sob o influxo francês portfeuille do verbo latino portare (portar, trazer, transportar) + folium (folhas). No século XX a forma inglesa consolidou-se no português devido principalmente a influência norte-americana nas áreas de comércio, finanças e publicidade. Conceituando a palavra portfolio ela significa um conjunto ou coleção daquilo que está ou pode ser guardado num portfolio (fotografias, gravuras, etc). Na Wikipédia relaciona-se o uso do portfolio na educação, abordando que a utilização deste promove o desenvolvimento reflexivo, estimula o enriquecimento conceitual através da criatividade e originalidade. Na perspectiva de Jones e Shelton, “Portfolios são documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível

Nenhum comentário:

Postar um comentário