domingo, 21 de abril de 2013

ENFERMAGEM PRÉ PROFISSIONAL (30/01/2013)


Debatemos a importância de trabalhar na área que realmente desejamos, pois se não gostarmos do nosso trabalho não teremos motivação, e sem isso seremos péssimos profissionais.
                A partir daí começamos a recapitular a história da Enfermagem. Após Florence voltar da guerra, ela ganhou um dinheiro que pode investir na abertura de uma escola de Enfermagem fundada no Hospital St. Thomas em julho de 1860, na qual a diretoria estava nas mãos de um profissional de Enfermagem, e não um médico. Fazia uma seleção dos candidatos ao curso, para determinar a verdadeira aptidão e condições físicas e psicológicas pra a função. A partir daí se iniciava um ensino metódico que preparava o profissional para o serviço hospitalar e visitas domiciliares aos necessitados.
                No Brasil a profissionalização da enfermagem está vinculada a Fundação da Escola de Enfermeiros e Enfermeiras no Hospital dos Alienados em 1890, no Rio de Janeiro (Atual Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da UNIRIO). Também instituições privadas associadas ao governo criaram escolas e cursos abertos no estado de São Paulo, em 1894 no Hospital Samaritano; em 1912 no Hospital da Cruz Vermelha. Em 1923 abre a Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, que em 1926 passa a ser chamada de Escola de Enfermeiras D. Ana Néri, e que atualmente é a Escola de Enfermagem Anna Nery pertencente a UFRJ.
                Nesta época houve um embate na alocação do ensino da Enfermagem, onde o método inglês buscava alocar o ensino nos hospitais (método utilizado no Hospital Samaritano - SP), e em contraponto o método americano alocava o ensino nas universidades (apoiado pelas escolas do Rio de Janeiro) que foi uma versão americana ao modelo de Florence Nightingale.
                Em Pernambuco a Primeira Escola Profissional de Enfermagem foi criada em 1945 ligada ao Hospital Dom Pedro II, cuja mantedora é a Santa Casa de Misericórdia do Recife.
Aos poucos a enfermagem pré-profissional, baseada na caridade, passou a ser transformada em uma representação autônoma e científica, fundada em métodos e em teorias, que passaram a orientar o modo de cuidar. E com a profissionalização da Enfermagem, devido a importância geral, abriu-se uma grande área de atuação para o enfermeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário